Mais visitados

Agentes do Verde



O problema da degradação ambiental é evidente nas sociedades, constatando-se a falta do cuidado e importância do homem para com o meio ambiente, que tratando-se a nível de Brasil, se contrapõe ao próprio direito que cada um tem como cidadão, como é previsto na Constituição Federal de 1988, Art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Diante do que é observado dentro deste cenário e sabendo da importância que as pessoas possuem por serem agentes e transmissores de conhecimento no sentido de serem agentes que praticam e transmitem saberes, que que influenciarão positiva ou negativamente a coletividade na qual estão inseridas. Então, dessa forma procura-se conectar os cidadãos ao meio ambiente para que se possa despertar o instinto da preservação, do cuidado e assim possam ver esse ambiente como um meio de convivência, não sendo restrito uso de recursos, mas sempre pensando de modo sustentável.
O centro de coleta seletiva do lixo e reciclagem é uma iniciativa conjunta do Projeto Agentes do Verde da ONG CSCA que é composta por voluntários internacionais do curso de Engenharia Química da Universidad Tecnológica Nacional - Argentina, Engenharia Ambiental da Unidades Tecnológicas de Santander - Colombia, e voluntários da Bolívia, além dos demais colaboradores do projeto, tais como a comunidade, os educadores, entre outros.
 A princípio o projeto é voltado a Comunidade Conjunto Jardim Europa, Alameda Inglaterra, n°148 localizada na Rodovia Mário Covas, Bairro do Coqueiro e situa-se na área limítrofe entre Belém e Ananindeua, conforme identificada na imagem de satélite (imagem abaixo).

Coleta Seletiva de Lixo é um é um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, após seu beneficiamento-enfardamento e acúmulo para comercialização, são vendidos às industrias recicladoras, que os transformam em novos materiais. A reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população. Para que haja uma otimização da reciclagem, é necessário trabalhar a comunidade com os princípios da Coleta Seletiva de Lixo.
A Coleta Seletiva de Lixo é parte fundamental no processo de reciclagem de lixo. RECICLAR tornou-se muito importante por dois grandes motivos:
1 - Preserva o meio ambiente, diminuindo a quantidade de material enterrado ou jogado a céu aberto, evitando a poluição do ar, terra e água, minimizando a retirada de recursos naturais que, em vários casos, não são renováveis ou são de difícil renovação.
2 - Torna menor o custo da produção de outros materiais, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem.

Com esta iniciativa queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a ONG e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

Contribuir para o despejo seletivo dos resíduos sólidos e desenvolvimento da Educação Ambiental na comunidade do Conjunto Jardim Europa através da criação de um centro de coleta e educação ambiental na ONG CSCA para reciclagem. 
Promover mutirões para que se possa realizar a limpeza da comunidade, como recolher os resíduos sólidos descartados inadequadamente, capinação, limpeza das valas, entre outras;
Gerar renda para a comunidade por meio da segregação, coleta e venda dos resíduos sólidos recicláveis gerados na comunidade;
Gerar parcerias com empresas que compram a reciclagem;
Gerar parcerias com distintas organizações não governamentais, como AIESEC, para que mais voluntários realizem suas práticas ambientais trabalhando em nosso projeto Agentes do Verdes;
Desenvolver palestras e incentivos práticos ao despejo seletivo do lixo domiciliar;
Implementar atividades que contribuam com a formação da consciência ambiental das crianças, adolescente e adultos;
Promover este projeto como incentivo para execução em outras cidades ou países.